top of page

Calda de caramelo para pudim


Calda perfeita de caramelo para pudim. Ela não cristaliza, parece mel e pode ser armazenada por 3 meses.


✨INGREDIENTES

125g de açúcar (Pode ser cristal ou refinado. Não recomendo o açúcar demerara ou mascavo)

1 1/2 colher de (sopa) de vinagre branco

1/2 xícara (chá) de água

+1/2 xícara (chá) de água (para atingir o ponto desejado)


✨PREPARO

Em uma panela média, misture o açúcar, a água e o vinagre*. Misture muito bem. Leve a panela ao fogo médio e cozinhe sem mexer até que a mistura comece a ficar na cor âmbar (dourado como mel). Isso pode levar uns 10 a 15 minutos. Assim que o caramelo atingir essa cor, acrescente aos poucos (bem aos poucos e com cuidado para não se queimar com o vapor que sobe da panela) a outra meia xícara de água até que chegue no ponto desejado, mais fluido ou mais encorpado. Acondicione o caramelo num ponte de vidro esterilizado. Você pode guardar o caramelo na geladeira por até 90 dias. Use esse caramelo como base para o pudim, adicionando a mistura de pudim por cima antes de assar, ou pode despejá-lo sobre o pudim pronto antes de servir.


DICA: É normal que ao esfriar a calda de caramelo fique mais espessa. Se necessário, coloque aos poucos água filtrada e vai mexendo bem até atingir a textura desejada.


* O vinagre é usado para prevenir a cristalização do açúcar. Quando você está fazendo uma calda de caramelo, é importante que o açúcar derreta e caramelize uniformemente, sem formar cristais, que podem arruinar a textura do caramelo. O vinagre age como um agente acidificante, quebra as moléculas de açúcar e impede que elas se cristalizem, resultando em um caramelo mais suave e uniforme. Além disso, o vinagre adiciona um sabor sutil e complexo ao caramelo, complementando sua doçura.


Clique aqui e veja o vídeo completo da receita.

Comentarios


bottom of page