Nutella — da crise ao sabor
- Leandro Machado

- 5 de fev. de 2024
- 3 min de leitura
O brasileiro tem um amor muito especial pela Nutella, transformando esse irresistível creme de avelã num verdadeiro símbolo de indulgência gastronômica. Sim, a Nutella é muito popular no Brasil, sendo apreciada por muitos como uma deliciosa opção para acompanhar pães, bolos e diversas receitas.
Pão com Nutella, brigadeiro de Ninho com Nutella, sorvete de Nutella, o céu é o limite para esse doce tão querido e apreciado por milhões de pessoas em todo o mundo.
Mas onde e quando surgiu a Nutella?
Talvez você se surpreenda ao saber que ela foi criada na Itália como uma forma de contornar a escassez de cacau logo após o término da Segunda Guerra Mundial. O doceiro Pietro Ferrero e seu filho Michele, da cidade de Piemonte, tiveram a ideia de criar uma pasta doce feita a base de avelãs, açúcar e apenas um pouco do cacau disponível.
Em 1946, a Ferrero lançou um produto chamado Giandujot, inspirado num famoso personagem carnavalesco local da época. O doce era feito com uma quantidade bem pequena de cacau e tinha uma forma retangular, podendo ser fatiado.

Fonte: nutella.com
Apenas cinco anos depois, em 1951, o doce foi transformado numa pasta cremosa e aveludada, a qual podia ser espalhada facilmente no pão, ao invés de ser servido em fatias. Passou a ser chamado de SuperCrema e vendido em potes, conforme a foto abaixo.

Fonte: nutella.com
Na década seguinte, em 1964, surge a Nutella®, nome que virou sinônimo de creme de avelã em todo o mundo. Tal nome é oriundo da junção da palavra inglesa nut, que significa “noz”, e do italiano nocciola, que significa “avelã”. Em 1965, foi criado na Alemanha o tão famoso potinho que conhecemos até hoje.

Fonte: nutella.com
Em 1966, o produto chegou à França e, em 1978, foi aberta a primeira fábrica fora da Europa, na Austrália, fortalecendo a expansão internacional.
O doce caiu tanto no gosto do público que, em 2007, foi criado o “World Nutella Day” — Dia Mundial da Nutella — pela blogueira americana Sara Rosso. Em 2015, a Ferrero começou oficialmente a celebrar o Dia Mundial da Nutella.

5 de fevereiro - Dia Mundial Nutella
Embora a receita original seja feita a base de avelãs, é possível adaptá-la e utilizar outras castanhas, trazendo novos sabores a esta sobremesa irresistível. Uma versão mais saudável e menos doce é a Nutella de Castanha-do-Brasil. Sem adição de outros óleos e conservantes, tem durabilidade de 90 dias.
A receita original da nutella caseira utiliza avelãs torradas e sem pele. Nessa versão, trazemos uma receita mais "abrasileirada" e substituímos as avelãs pela castanha-do-brasil.
Receita Nutella de Castanha-do-Brasil
Ingredientes
200g castanhas-do-brasil (se desejar, use as avelãs torradas e sem pele)
1/4 xícara de cacau em pó
1/2 xícara de açúcar mascavo
pitada de sal
1/2 xícara de água fervente
Preparo
Em uma frigideira, toste as castanhas.
Em seguida, bata as castanhas no processador até virar uma manteiga de castanhas. A cada dois minutos de batimento, desligue o processador, raspe as laterais do copo e bata por mais dois minutos. Siga esse passo até ter uma pasta brilhante e uniforme. Isso é o que chamamos de "manteiga de castanha-do-brasil".
Adicione o cacau, o açúcar, o sal e bata novamente.
Nos intervalos, raspe os lados para os ingredientes serem incorporados de forma homogênea.
Adicione a água fervente e bata novamente.
Coloque em um pote esterilizado.
Clique aqui e veja o vídeo completo da receita.




Ameeii!! Já quero fazer